Home / Como Ter Sucesso Online / 7 passos para começar sua oferta na frente da audiência certa

7 passos para começar sua oferta na frente da audiência certa

7- Passos Para Começar Sua Oferta Na Frente Da Audiência Certa

Todos os dias gastamos tempo, energia e criatividade elaborando conteúdo que julgamos interessante aos que acompanham nosso trabalho prá a audiência certa. Mas, infelizmente, qual não é nossa frustração ao nos darmos conta de que o material elaborado com tanto esforço teve pouco ou nenhum alcance?

Diante de uma situação como esta, é comum que nos questionemos onde podemos ter errado e como proceder para aumentar o alcance de sua oferta e coloca-la diante da audiência certa.

No entanto, para atingir este objetivo, é necessário não apenas um conteúdo bem trabalhado, mas adotar algumas práticas que o aproximem de objetivo maior: a conquista de um lugar ao sol em meio à forte concorrência virtual.

Para auxiliar nesta empreitada, elaboramos um texto com algumas orientações que podem lhe guiar, auxiliando na concretização desta jornada, e fornecendo as ferramentas necessárias para destacar seu conteúdo frente à concorrência.

1- Identifique oportunidades de tráfego

Conheça os 7 passos
Conheça os 7 passos

Desenvolver um conteúdo é um requisito importante para os que desejam obter destaque na internet. Entretanto, para se posicionar entre os primeiros colocados nos mecanismos de busca é fundamental saber identificar as oportunidades de tráfego prá a audiência certa.

No caso de blogs ou sites voltados à produção de conteúdo, por exemplo, uma ferramenta que pode auxiliar nesta tarefa é o Google Adwords Keyword Tool.

Aqui, é possível não apenas identificar a existência de uma boa audiência para o termo sobre o qual produzimos material, como também identificar termos relacionados aos principais e analisar a competitividade deste.

Estes três itens devem ser analisados com cuidados, pois irão balizar os rumos do conteúdo produzido, além de informar se o termo trabalhado tem potencial para entregar o resultado pretendido.

2-Estude a concorrência

Google, Bings, Yahoo
Google, Bings, Yahoo

Neste momento, a recomendação é que você abra um dos grandes sites de busca (Google ou Bing, por exemplo) e verifique os primeiros colocados pra encontrar a audiência certa.

Procurando, claro, onde está posicionado o conteúdo produzido por você.

É importante notar que os temas melhor posicionados seguem alguns parâmetros:

Título: ao construir o título dos materiais produzidos, busque sempre colocar o termo que procura dar destaque. Por exemplo, se você está produzindo um texto sobre marketing digital, procure manter este termo em seu título, chamando a atenção do leitor para seu conteúdo encontrar a audiência certa.

Meta description: o texto customizável localizado abaixo do link também deve conter o termo trabalhado no material, reforçando ao leitor que seu conteúdo “se encaixa” exatamente naquilo que ele busca.

Imagem do autor: embora não seja obrigatório nem conste em todos os textos melhor ranqueados, a exibição de uma imagem permite que seu material seja identificado com maior facilidade pelo público-alvo que deseja atingir.

URL: importante para atrair usuários, ela deve conter exatamente os termos que você deseja trabalhar no conteúdo que está produzindo.

Social proof: embora “deixado de lado” por boa parte dos usuários, a participação em círculos de redes sociais, como Google+ é importante para aumentar sua presença entre possíveis leitores.

Estas redes sociais costumam sugerir aos usuários conteúdos que julgam relevantes, de acordo com as curtidas ou leituras anteriores realizadas. Trabalhando seu conteúdo de forma adequada você aumenta seu destaque ali e melhora seu posicionamento,  a audiência certa conseguindo ser recomendado por motores do próprio Google.

3-Trabalhe na confecção do título

Aprenda os 7 passos Infalíveis
Aprenda os 7 passos Infalíveis

Este passo é importante para elevar o destaque e o alcance de seu material. Ao confeccionar o título de sua postagem, procure sempre manter o tema que deseja trabalhar.

Para você ter uma ideia da importância do título: praticamente a metade daqueles que poderão consumir seu material, o farão basicamente guiados pela forma como você o nomeia.

Uma boa forma de entender a importância de construir um título que trabalhe adequadamente o tema que deseja destacar é compreender a importância dos quatro Us: seja útil ao leitor, crie nele um senso de urgência, transmita a ideia de que o conteúdo que está produzindo é algo útil e faça tudo isto de forma ultra-específica.

Compreender a importância destes conceitos levará seu material para o topo de buscas e, principalmente, para a preferência dos leitores, conquistando não apenas a audiência que você busca mas conquistando destaque ainda maior.

Outra forma interessante para trabalhar a confecção dos títulos é trabalhar um “template de títulos”. Esta ferramenta agrega frases que possuem grande impacto entre os leitores.

Um bom exemplo disto são os artigos produzido com o uso de números em seu início (por exemplo: 7 dicas para alcançar maior audiência) ou frases que prometam revelar “verdades” sobre um determinado assunto.

Lembre-se: ao construir um título “matador”, procure não apenas trabalhar de forma eficaz o tema que pretende destacar. Busque construir frases que instiguem a curiosidade do leitor.

Aqui vale a pena investir em expressões que despertem no internauta o desejo de clicar em seu material, consumir suas postagens e propagá-las em sua rede de contatos.

4-Trabalhe em técnicas de SEO

Construir um bom texto, com conteúdo inovador e atraente é importante, mas de pouco ou nada adianta se você não trabalhar corretamente as técnicas de SEO.

Estas três letrinhas, cujo significado é Search Engine Optimization, caracteriza basicamente um conjunto de estratégias que buscam otimizar e potencializar o resultado de seu site nas páginas de resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Para conseguir um melhor resultado ao trabalhar o SEO, vale seguir os seguintes passos:

Invista no uso abundante e bem construído da palavra-chave em suas postagens;

Procure desenvolver conteúdos inovadores, interessantes e que agreguem valores a quem irá consumir o que você produz;

Personalize a URL, de modo a guiar o leitor para seu site ou rede social, levando-o a compartilhar seu conteúdo com o maior número possível de contatos;

Busque plataformas que se adequem ao conteúdo que você trabalha. Tem um blog? Invista nas funcionalidades do WordPress, por exemplo? Utiliza o Facebook? Tente personalizar sua página, tornando-a atraente;

Invista no uso de imagens que contenham a palavra-chave do conteúdo que você está produzindo;

Produza sempre conteúdo harmonioso com sua palavra-chave. Lembre-se: não adianta muito forçar o encaixe da expressão que gostaria de reforçar se esta não “conversa” com o tema que está produzindo.

Além destes conselhos, você pode ainda investir no uso de links externos e internos, que enriqueçam suas postagens e aumentem o engajamento de leitores, estimulando o compartilhamento de seu material e elevando a audiência, direcionando-a para o público que planeja alcançar.

5-Priorize a qualidade de seu material

Sei que já mencionei este conselho alguns parágrafos acima, mas é sempre importante reforçar: de nada adianta gastar páginas e páginas escrevendo sobre algo que não convence, é raso ou não traz informações que despertem em seu leitor o desejo de consumir o que você mostra.

Para enriquecer suas postagens, faça pesquisas, dentro e fora da internet, observe, converse com pessoas, estude, experimente. Se aprofunde em conteúdo ou, preferencialmente, trabalhe com aquilo que conhece a fundo.

Ao dominar um conteúdo, a probabilidade de que você produza um conteúdo mais rico e atraente ganha mais força.

6- Analise os resultados obtidos

Produzir conteúdo relevante, elaborar boas estratégias de divulgação e estudar os concorrentes é bom, mas primordial é analisar seus resultados em ferramentas como o Google Analytics.

Essa análise é importante para que você identifique erros e acertos e possa trabalhar para elevar seu engajamento e conquistar ainda mais leitores ou corrigir a estratégia e sair em busca da audiência desejada.

7- Invista em uma Divulgaçāo

Trabalhar seu conteúdo adequadamente é importante, mas todo esse esforço de nada adianta se você não investir em marketing. Como diz a sabedoria popular, o marketing é a alma do negócio, então não se esqueça do poder desta ferramenta.

Busque compartilhar seu material em redes sociais, como Twitter, Facebook, blogs, divulgue seu conteúdo em sites cujos temas se relacionam ao que você produz, frequente fóruns e sempre analise o comportamento da concorrência.

Produzir um material de qualidade é trabalhoso. Gastamos horas confeccionando textos e outros materiais que despertem a curiosidade no leitor. Porém, seguindo estes conselhos é possível alcançar a audiência desejada e conquistar o topo no disputado universo das buscas.

About Lucimar Bontemps

Check Also

Mini Site Ninja Descubra o poder que ele tem para vender na internet

Descubra o poder do mini site ninja para vender na internet Atualmente é cada vez …